Subscribe:

Pages

quarta-feira, 22 de julho de 2020

Conselhos práticos para tornar o teletrabalho doméstico o mais saudável, seguro e eficaz possível



No atual contexto de confinamento devido à pandemia de COVID-19, milhões de trabalhadores europeus são obrigados a trabalhar em casa a tempo inteiro para reduzir o risco de contrair o vírus. Uma nova realidade que pode afetar a nossa saúde.

Os longos períodos de trabalho sedentário, a falta de exercício físico, o trabalho isolado, o esbatimento das fronteiras entre o trabalho remunerado e a vida privada e o stress são alguns dos riscos associados ao teletrabalho que podem ter um impacto na saúde músculo-esquelética e mental dos trabalhadores.



A EU-OSHA publicou um documento de referência sobre esta temática - Conselhos práticos para tornar o teletrabalho doméstico o mais saudável, seguro e eficaz possível.

Este guia encontra-se disponibilizado em inglês, pelo que o Departamento de SST seguindo a boa prática de disseminar os materiais e torná-los acessíveis a todos os trabalhadores e trabalhadoras, procedeu à tradução dos seus conteúdos.



Conteúdos


1 - Introdução
2 - Vantagens e desvantagens do teletrabalho no contexto da saúde e do bem-estar do trabalho
3 - Teletrabalho no domicílio e segurança e saúde no trabalho
4 - Ambiente de trabalho em casa
5 - Equipamento dotado de visor e posto de trabalho
6 - Problemas de stresse e saúde mental
7 – Referências


Introdução

O teletrabalho pode ser definido como o uso de tecnologias de informação e de comunicação (TIC) – como smartphones, tablets, computadores portáteis e computadores – com o propósito de trabalhar fora das instalações do empregador.

Este artigo centra-se no teletrabalho no domicílio regular (trabalhar a partir de casa usando TIC). Nos últimos anos, o teletrabalho tem vindo a aumentar. Isto deve-se, sem dúvida, aos avanços nas TIC que ocorreram nos últimos anos e possivelmente devido a algumas das vantagens associadas à teletrabalho (que serão mencionado abaixo).

Pode também ser explicado por uma redução de alguns dos fatores que impedem a adoção de programas de teletrabalho nas empresas, como a resistência à gestão e as atitudes em relação ao teletrabalho.

A emergência de saúde pública devido ao COVID-19 levou muitos trabalhadores a trabalhar em casa, pela primeira vez, e muitos destes a fazê-lo de uma forma mais sistemática.

O teletrabalho doméstico pode ter um impacto na Segurança e Saúde no Trabalho (SST) dos teletrabalhadores. Por esta razão, os empregadores e os trabalhadores têm de estar conscientes dos riscos associados ao teletrabalho domiciliário e abordá-los através da aplicação de medidas preventivas e de controlo adequadas.

Este artigo inclui alguns conselhos e orientações destinados a garantir a saúde e o bem-estar dos trabalhadores no teletrabalho.


Vantagens e desvantagens do teletrabalho no contexto da saúde e do bem-estar do trabalho


Trabalhadores

Vantagens

§  Melhoria do equilíbrio entre a vida profissional e a vida profissional;
§  Possibilidade de trabalhar, apesar da mobilidade reduzida devido a doença ou incapacidade;
§  Redução do tempo e dos custos de deslocação (stresse e fadiga relacionados com os transportes);
§  Horários flexíveis e maior nível de tomada de decisão para gerir o tempo de trabalho;
§  Possível aumento da autonomia no trabalho.

Desvantagens

§  A dificuldade de separar o trabalho remunerado da vida privada;
§  Isolamento e falta de acesso à partilha formal e informal de informação que ocorre em um local fixo de trabalho;
§ Alterações na natureza das relações de trabalho sociais (colegas, gestão) devido à distância;
§Longas horas de trabalho (horários flexíveis podem tornar-se uma desvantagem se o trabalhador não impor limites de tempo);
§  Realizar trabalhos fora do horário regular (durante o tempo livre);
§  Ser confrontado apenas com problemas, sem apoio adequado (com o stress associado);
§  Desenvolvimento de distúrbios músculo-esqueléticos se os aspetos ergonómicos relacionados com o trabalho das TIC não forem geridos corretamente (postura, estações de trabalho informáticas inadequadas, etc.).

Empregadores

Vantagens

§  Risco reduzido de acidentes rodoviários por causa da redução das viagens;
§  Poupança no espaço de escritório e custos associados;
§  Maior atratividade da empresa: atrair e reter trabalhadores qualificados;
§  Maior flexibilidade das atividades e serviços empresariais.

Desvantagens

§  Riscos acrescidos de SST se não forem efetuadas avaliações (adequadas) dos riscos;
§  Supervisão mais difícil para os gestores e a necessidade de encontrar novas formas de gestão;
§  Dificuldades em fornecer o apoio necessário aos teletrabalhadores;
§  Possível diminuição do envolvimento e descida no espírito de equipa
§  Comunicação interna mais difícil.


Teletrabalho domiciliário e Segurança e Saúde no Trabalho

Em julho de 2002, foi celebrado um acordo-quadro europeu sobre teletrabalho: a maioria dos Estados-Membros da UE implementou o Acordo-Quadro Europeu sobre o Teletrabalho através de acordos nacionais.

O acordo abrange, entre outros aspetos:

Saúde e segurança: a entidade patronal é responsável pela proteção da SST do trabalhador em teletrabalho, em conformidade com a Diretiva 89/391, com a legislação nacional e convenções coletivas.

A fim de verificar se as disposições aplicáveis em termos de SST estão corretamente verificadas, a entidade patronal, os representantes dos trabalhadores e/ou as autoridades competentes têm acesso ao teletrabalho, dentro dos limites da legislação nacional e das convenções coletivas. 

Se o teletrabalhador estiver a trabalhar em casa, esse acesso está sujeito a notificação prévia e ao seu acordo. O teletrabalhador tem o direito de solicitar visitas de inspeção.

Equipamento: regra geral, o empregador é responsável por fornecer, instalar e manter o equipamento necessário para teletrabalho regular, a menos que o teletrabalhador utilize o seu próprio equipamento (...). 

Organização do trabalho: no âmbito da legislação aplicável, das convenções coletivas e das regras das sociedades, o teletrabalhador gere a organização do seu tempo de trabalho. 

As normas de carga de trabalho e de desempenho do teletrabalhador são equivalentes às dos trabalhadores comparáveis nas instalações do empregador.

Os empregadores têm as mesmas responsabilidades de saúde e segurança para os trabalhadores domésticos que os trabalhadores domésticos. Estas incluem identificar e gerir os riscos profissionais dos trabalhadores de telecomunicações domiciliários.

As principais questões de avaliação dos riscos a considerar são:

- O ambiente de trabalho em casa;
- O equipamento de trabalho (principalmente o equipamento de ecrã de visualização e o posto de trabalho);
- Stresse e bem-estar mental;
-  Trabalhar sozinho (no caso de algo inesperado acontecer, como um acidente e uma doença);
- Riscos gerais para a Saúde e Segurança, incluindo bons padrões de limpeza para evitar riscos elétricos, riscos de quedas e tropeções.


 Ambiente de trabalho em casa


1 - Um quarto (idealmente), e se isso não for possível pelo menos um espaço onde o trabalhador em teletrabalho possa executar as suas tarefas profissionais.

Isto é importante por diferentes razões:

* Permite ao trabalhador estar visualmente isolado, facilitando a sua concentração e minimizando possíveis distrações.
* Contribui para manter uma fronteira entre o trabalho e a vida doméstica. É uma forma simbólica de estabelecer uma divisão entre estas duas esferas: sair da sala ou de outro compartimento significa deixar o trabalho.

2 - Temperatura, humidade e ventilação adequadas.

3 - Iluminação adequada (incluindo a luz do dia) para executar as tarefas de forma eficiente, precisa e saudável.

4 - Ligação à Internet adequada e linhas telefónicas (se necessário).

5 - Verificações regulares de defeitos no equipamento e na instalação elétrica.


Equipamentos dotados de visor (EDV) e posto de trabalho

O teletrabalho encontra-se também associado a riscos ergonómicos. Com efeito, existem riscos que não podem se ignorados:
- Trabalho com EDV;
- Postos de trabalho muitas vezes inadequados;
- Trabalho sedentário;
- Fadiga ocular;
- Dor e distúrbios músculo-esqueléticos; s
- Stresse;
- Carga de trabalho mental e cognitiva;
-Efeitos para a saúde relacionados com a falta de exercício/sedentarismo (obesidade, diabetes II, patologias cardiovasculares, etc.).

Os equipamentos, materiais e acessórios específicos, bem como as medidas preventivas a adotar, devem ser determinados através da avaliação do posto de trabalho domiciliário.

Isto terá de ter em conta as necessidades específicas do utilizador, as restrições de espaço e o tempo gasto a trabalhar no computador.

Dependendo do acordo de teletrabalho que foi realizado pelas partes, o tempo gasto a trabalhar a partir de casa no computador pode variar muito, desde um tipo de teletrabalho ocasional (por exemplo, 1 dia a cada 2 semanas) até ao teletrabalho regular de 1 dia ou alguns dias por semana ou até mesmo a tempo inteiro.

A nível nacional, muitos ministérios do trabalho e/ou institutos nacionais de SST desenvolveram listas de verificação e guias básicos que devem ajudar os empregadores e os trabalhadores a avaliar os riscos ergonómicos relacionados com o trabalho com EDV.

A maioria destina-se à instalação do escritório dentro das instalações dos empregadores, mas mesmo estas (não adaptadas a um escritório em casa) fornecem conselhos valiosos para os trabalhadores em regime de teletrabalho.


Orientações e conselhos relativos ao trabalho com EDV

- Mobiliário de trabalho ergonómico (ajustável, adequado para diferentes tarefas) que ajude os trabalhadores em teletrabalho a manter uma postura corporal confortável e neutra com articulações naturalmente alinhadas, e reduzir o stresse e a tensão nos músculos, tendões e sistema esquelético;

- Utilização de equipamentos ergonómicos de tecnologias de informação (TIC) (por exemplo, suporte de ecrã ajustável, teclado curto), que garanta uma postura mais confortável enquanto se trabalha com um ecrã de visualização;

- Disposição adequada dos componentes do EDV na superfície de trabalho, a fim de garantir uma posição de trabalho confortável;

- Garantir espaço suficiente no posto de trabalho, para permitir que o trabalhador tenha uma posição confortável, mude a sua posição e se mova;

- Garantir uma iluminação adequada, conforto térmico e um baixo  nível de ruído;

- Layout adequado do equipamento de ar condicionado para evitar desconforto térmico;

- Formação dos trabalhadores em teletrabalho sobre aspetos diversos para garantir uma postura de trabalho confortável e neutra, como sendo:

    * técnicas corretas para ajustar os móveis de trabalho;
    * utilização das componentes do EDV (ratos, teclados, etc.) ou    de outros dispositivos de entrada de dados;
    * bem como a organização da área de trabalho;

- Garantir interrupções periódicas através de pausas e outras atividades para evitar a fadiga ocular e para quebrar as sessões de trabalho prolongadas;

- Ter em atenção que são preferíveis pausas curtas e frequentes;

- Durante as pausas, o trabalhador em teletrabalho deve afastar-se do posto de trabalho, podendo fazer exercícios relaxantes, etc.

- Deve evitar a fadiga ocular, focando-se em objetos distantes ou piscando os olhos de vez em quando;

- Devem ser claramente definidos e acordados as funções, as expectativas e os prazos;

- Utilização de ferramentas de comunicação que permitam aos trabalhadores em teletrabalho  informar os gestores/colegas quando estão "ocupados", "disponíveis", "não devem ser perturbados", ou seja, "ocupados" quando precisam de se concentrar em determinadas tarefas, ou quando estão "disponíveis" quando podem ser contactados, etc.

- Garantir que as tarefas de trabalho são variadas para evitar a monotonia.

Passos/atividades simples que podem ser tomadas para reduzir os riscos relacionados com o trabalho sedentário/sessão de trabalho prolongada

Seguem alguns exemplos de exercícios de alongamento a realizar em intervalos regulares, ao longo do dia:

- Levante os braços acima da cabeça e faça círculos com os braços.
- Encolhe os ombros e enrole-os para trás e para a frente algumas vezes.
- Rode o pescoço suavemente da esquerda para a direita, concentrando-se em pontos apertados.
- Enrole os tornozelos, aponte os dedos dos pés e flexione os pés.
- Estique os flexores da anca apontando um joelho para o chão e empurrando as ancas para a frente.
- Incline-se para trás na cadeira e empurre os braços superiores para a cadeira para esticar o peito e os ombros.
- Aperte as mãos atrás da cadeira e estique os ombros para trás.

Exemplos de exercícios sentados para continuar em movimento e ativo durante todo o dia de trabalho:

- Aperte as nádegas durante 5 a 10 segundos.
- Use um punho de mão para dar treino às mãos e antebraços.
- Faça aumentos nas pernas debaixo da sua mesa.
- Agacha-te sobre a cadeira durante 15-30 segundos.
- Levante-se acima da cadeira usando os braços.

Exemplos de exercícios que podem ser adicionados à sua rotina de trabalho:

- Levante-se ou caminhe durante as chamadas telefónicas se tiver um telefone mãos-livres.
- Coma o seu almoço longe da sua mesa.
- Caminhe durante as pausas para o almoço e durante os tempos de descanso.
- Estique-se na sua mesa a cada 30 minutos.
- Levante-se e faça uma pausa no seu computador a cada 30 minutos.
- Adicione um mínimo de 10 minutos de exercício aeróbico de intensidade moderada ou vigorosa ao seu dia, o que é suficiente para fazer o coração bombear e queimar calorias.
- Utilize postos de trabalho ajustáveis para que possa trabalhar tanto em pé como sentado.
- Adicione mais pausas curtas ou micro pausas no seu dia de trabalho.
- Acordar sobre um horário máximo para a exposição ao trabalho sedentário, por exemplo, um máximo de 2 horas consecutivas e não mais de 5 horas por turno.


Problemas de stresse e saúde mental

As principais fontes de stresse para os trabalhadores em teletrabalho incluem:

- Longas horas de trabalho;
- Trabalho intensivo e flexível;
- Organização do trabalho;
-Isolamento;
- Indefinição da fronteira entre o trabalho e a vida privada.

Existem várias abordagens que podem ajudar os trabalhadores em teletrabalho a melhorar o seu equilíbrio entre a vida profissional e a vida profissional. Algumas estratégias que poderiam ser usadas incluem:

- Comece e termine o dia com um ritual rotineiro ou diário (vista-se, vá dar um passeio ou qualquer outra atividade dinâmica — sem ecrã) e tente começar e terminar à mesma hora todos os dias.
- Estabelecer as horas durante as quais podem ser contactados (por pares ou gestores).
- Planeie o dia de trabalho e mantenha-o (para controlar o seu horário de trabalho para evitar demasiado trabalho ou trabalho permanente).
- Desligue do trabalho, desligando o computador portátil e o telefone.
- Planeie e faça pausas regulares e curtas e uma pausa para o almoço.
- Tenha um quarto/espaço específico para trabalhar para que quando esta sala for deixada o trabalho acabou.
- Estabeleça limites em torno do horário de trabalho com parceiros, crianças e/ou colegas de casa.

Conselhos para evitar a sensação de estar isolado, desligado ou abandonado

O isolamento devido ao teletrabalho pode ter efeitos potenciais negativos sobre a saúde e bem-estar dos trabalhadores, sendo por isso que é tão importante assegurar uma boa comunicação entre o trabalhador e o empregador ou com os colegas de trabalho.

Assim, é importante:

- A disponibilização pelo empregador de ferramentas de comunicação (e-mails, conversas, documentos partilhados, videoconferência, ferramentas de trabalho colaborativas, agenda partilhada, etc.).
- Os trabalhadores em teletrabalho utilizam os instrumentos de comunicação que foram criados pelo empregador para se manterem informados sobre os últimos desenvolvimentos com o trabalho, a equipa e a organização.
- Os teletrabalhadores marcam reuniões regulares e contactam o gestor, a equipa e os clientes para ajudar a manter o contacto contínuo e a promover relações de trabalho positivas.
- O contacto informal é mantido reunindo-se online (pausas de café virtuais, fóruns de discussão/chats, etc.).
- Os gestores mantêm contacto com trabalhadores solitários e asseguram o contacto regular para se certificarem de que são saudáveis e seguros (reconhecer sinais de stresse).
- Os trabalhadores em teletrabalho estabelecem uma rotina de contacto com o supervisor ou com os colegas de trabalho.


Nota: tradução da responsabilidade do Departamento de SST da UGT

Aceda à versão original Aqui.


0 comentários:

Publicar um comentário